fbpx

Notícias

Case Oculare e a importância do atendimento ao paciente

“Às vezes os funcionários precisam ser meio psicólogos para entender o momento difícil (…) do paciente” – Ricardo Rodrigues, consultor da Oculare

 

No segundo dia do II Congresso Brasileiro de Gestão de Clínicas e Consultórios Médicos, uma das palestras que chamaram a atenção do público foi a proferida pelo consultor Ricardo Rodrigues da Oculare Oftalmologia, que falou sobre Histórias de Sucesso de Clínicas: case Oculare. A Oculare é um hospital de oftalmologia, onde são realizadas consultas de rotina, exames e procedimentos cirúrgicos. Sempre focada na modernidade e na qualificação do atendimento de seus clientes, a clínica é um exemplo de instituição que visa o seu crescimento, com sustentabilidade.

Em sua palestra, Ricardo Rodrigues focou na importância do atendimento ao paciente, em especial naquele momento quando o paciente pisa na clínica e é atendido pela recepção. Para o palestrante, o nível de satisfação do cliente é medido pela qualidade neste atendimento primeiro, quando a impressão inicial pode fazer com que ele nunca mais retorne. Os atendentes necessitam ser muito bem treinados. Além disso, necessitam ter paciência e nunca deixar de manter diálogo com o paciente. “Às vezes, esses funcionários precisam ser meio psicólogos e entender o momento difícil e o estado de fragilidade em que se encontra o paciente”.

Rodrigues exemplifica com números o nível de satisfação dos clientes da Oculare em 2017.  Ele explica que a Ouvidoria da empresa registrou um número de reclamações bem pequeno e que 55 por cento dos clientes que reclamaram voltaram a utilizar os serviços do hospital. “Isso é bastante significativo porque um dos nossos objetivos é a fidelização dos nossos clientes”, diz.

Ele explicou que é necessário controlar a satisfação do cliente e ela pode ser dar de várias formas. Uma delas é a manutenção de um canal de comunicação, que pode ser utilizado por meio das ferramentas digitais, mas, até mesmo, por cartas físicas.  O contato físico é essencial ser mantido, pois tem gente que prefere o face to face.  É preciso educar o paciente, ou seja, passar as informações necessárias sobre todas as etapas de atendimento na clínica, através de murais, cartilhas, e também informações contidas nas redes digitais. “Dessa forma, podemos gerenciar os riscos de atendimentos que podem prejudicar a imagem de uma clínica”, finaliza Ricardo Rodrigues.

 

Assine nossa newsletter

Receba as principais notícias do setor e saiba em primeira mão as novidades da Expo-Hospital Brasil 2018.

Contato

(31) 3568-3350 | 3568-3370
(31) 3568-3374 | 3568-3339
Rua Araguari, 359 - Barro Preto
Belo Horizonte - MG
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.