fbpx

CONEXÃO SAÚDE PÚBLICA - III Congresso de Gestão da Saúde Pública

O Conexão Saúde Pública chega a sua terceira edição com diversas palestras para Secretários Municipais de Saúde além dos Gestores de Hospitais Públicos e demais Instituições de Saúde.

O objetivo do evento é o de trazer Experiências Exitosas na Saúde que foram desenvolvidas por diversas instituições de saúde pública e que contribuíram para melhorar a experiência de valor do paciente, a qualidade do serviço prestado, o ambiente de trabalho para os profissionais que atuam nestas instituições, redução de custos e otimização dos recursos investidos.

Todos os participantes também visitam a Feira que traz para Belo Horizonte as principais empresas do País fornecedoras de equipamentos, produtos, serviços e tecnologia.

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde (UFMG), Especialista em Transplantes (FCMMG), Especialista em Gestão Hospitalar com ênfase em Urgência e Emergência (FUMEC), Graduada em Enfermagem (PUC-MG). Integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT do Hospital das Clinicas – UFMG. Possui experiência em Terapia Intensiva adulto, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Atenção Básica.

Kênia Lara Silva

Doutorado em Enfermagem (UFMG), Mestrado em Enfermagem (UFMG), Graduação em Enfermagem (UFMG). Professora da Escola de Enfermagem da UFMG e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE).

Tem experiência em Saúde Coletiva e Ensino de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, currículo, organização de serviços com ênfase na atenção domiciliar, saúde coletiva e promoção da saúde. Vice Presidenta Cone Sul da Associação Latino americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem – ALADEFE (2015-2018); integrante da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem (RIIEE).

Doutoranda pelo Programa Interunidades da Escola de Enfermagem da USP, Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP, Especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto, Graduada em Enfermagem pela USP.

Desenvolve pesquisas na área de Gestão de Pessoas na Saúde, Membro do Grupo de Pesquisa NUESAT e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem.

 

 

 

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialização em Saúde Coletiva e em Gestão Municipal, Graduação em Enfermagem.

Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, Educação Permanente e Humanização. Atuou por 18 anos na Gerência de Planejamento e na Chefia de Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. Desde 2017, atua como docente na UNICESUMAR, no internato de saúde coletiva, no 6º ano de medicina.

Gestora Hospitalar com experiência de 12 anos em gestão de serviços de urgência e emergência, Gerente do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da UFMG, Docente na área de Gestão de Serviços de Saúde.

Mestre em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto (UFMG), MBA em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde (FGV), Especialista em Gestão Clínica nos Hospitais do SUS (IEP Sírio-Libanês).

 

Graduação em Gestão de Serviços de Saúde (UFMG), Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (UFRS), Especialização de Vigilância em Saúde (Sírio Libanês).

Integrante do Conselho Municipal de Saúde Lagoa Santa de 2009 a 2014 e de 2017 a 2018.

Chefe de Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo.

Mestrando no Mestrado Profissional de Gestão de Serviços de Saúde (UFMG), Especialização em Saúde da Família (UFMG), Especialização em Gestão de Sistemas de Saúde (PUCMG), Graduação em Enfermagem (UFMG).

Atuou na Equipe de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte 2004 a 2009, Gerente do Centro de Saúde MG20 da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte de 2009 a 2014.

Atualmente é Diretor Regional de Saúde Norte na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Farmacêutico Bioquímico. Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista – UNIP (1995) e Pós-Graduando em Logística para Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária pelo Instituto Racine. Gerente da “Logistic Division” da empresa Opuspac. Tem experiência em âmbito hospitalar, atuando com os seguintes temas: Farmacoeconomia, (ênfase em redução de custos); Segurança do Paciente (ênfase em erros de medicação); Logística Farmacêutica; Legislação Sanitária. 

9h30min | Credenciamento

10h | Solenidade de Abertura                                 

10h15min | Saúde Pública em Minas Gerais: cenário atual e futuro – Bernardo Ramos – MG / Secretário de Estado Adjunto de Saúde de Minas Gerais

10h35min | Estratégias e Melhoria na Atenção ao Parto no Brasil – Elisa Lima

11h30min | Triagem precoce de refração em crianças. Qual a importância desse exame? – Silvia Santos – SP

12h às 13h30min | Intervalo para almoço

13h30min | Excelência Operacional na Gestão de Serviços de Urgência e Emergência – Estratégias para Redução da Superlotação – Melissa Prado de Brito – MG / Gerente do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da UFMG

14h45min | Trajetória política da atenção domiciliar em Minas Gerais – Kênia Lara Silva – MG / Docente e Pesquisadora UFMG, Diretora ALADEFE (2015-2018)

15h30min | Intervalo e visita a Feira

15h30min | A utilização de recursos da Computação em Nuvem na Gestão do Cuidado e na Organização dos Processos de Trabalho em Saúde: experiência da Diretoria Regional de Saúde Norte de Belo Horizonte. – Moisés Gonçalves de Oliveira – MG / Diretor Regional de Saúde – Sec Mun de Saúde de Belo Horizonte

16h15min | Logística Hospitalar – Fluxos e Processos – Fernando Capabianco – SP / Farmacêutico Bioquímico. Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Paulista – UNIP (1995) e Pós-Graduando em Logística para Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária pelo Instituto Racine. Gerente da “Logistic Division” da empresa Opuspac. Tem experiência em âmbito hospitalar, atuando com os seguintes temas: Farmacoeconomia, (ênfase em redução de custos); Segurança do Paciente (ênfase em erros de medicação); Logística Farmacêutica; Legislação Sanitária. 

17h | O transplante e a atuação de uma equipe multiprofissional – Edna Andréa Pereira de Carvalho – MG / Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT do Hospital das Clinicas – UFMG

10h | Desafios para desenvolver competências no âmbito hospitalar – Laura Andrian Leal – SP / Pesquisadora NUESAT e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Gestão de Pessoas na Saúde

10h45 | Os cuidados com a aferição da pressão arterial que podem melhorar a saúde de seu município: como fazer a diferença a partir da triagem. – Katlen Lo Visco – SP / Especialista em melhoria de processos de saúde e equipamentos médico hospitalares

11h15min | Educação permanente e humanização na transformação das práticas na atenção básica – Maria Tereza Lopes – PR / Chefia de Unidades Básicas de Saúde da Sec Mun de Saúde de Maringá

12h | Intervalo para almoço

13h | Os desafios das coberturas e da gestão em saúde relacionados as questões de vacinação – Michelli Moreno – MG / Chefe de Divisão de Vigilância em Saúde da Sec Mun de Saúde de Pedro Leopoldo

13h45min | O Futuro dos processos na Saúde – Marcus Vinícius de Almeida Brandão

14h45min | Ciência Comportamental e Engajamento do Paciente  – Marcelo Katz – SP (Médico Cardiologista – Albert Einstein / InCor)
 
15h30 | Intervalo
 
16h | Cases de Sucesso: Gestão de Riscos com Foco na Experiência do Paciente – Fernanda Tymburibá – MG  (Farmacêutica – Auditora DNV norma ONA, Analista Qualidade)
 
16h45min | As Oito Competências do Médico do Futuro – Patrícia Cury – SP (Médica Patologista – Coordenadora Faceres – SP)

INFORMAÇÕES

Informações adicionais: (31) 3568-3350 / 3568-3370contato@expohospitalbrasil.com.br
Para a retirada do material no dia do evento, é necessário somente a apresentação de documento de identidade com foto.
Não haverá devolução da taxa de inscrição já recolhida.
Fica reservado à organização substituir qualquer profissional em caso imprevisto.

Patrocínio Ouro

Self-Clean

Patrocínio Prata

Patrocínio bronze

Apoiadores institucionais

PARCEIRO DE MÍDIA

marcaHOSPITALAR_final

Contato

(31) 3568-3350 | 3568-3370
(31) 3568-3374
Rua Araguari, 359 - 2º. Andar – Conj. 58A
Barro Preto - Belo Horizonte - MG