fbpx

Notícias

Enxoval: parte importante da hotelaria hospitalar

 

Ambientes hospitalares, ou de qualquer outro segmento de saúde, precisam disseminar o sentimento de proteção, harmonia, higiene e bem-estar. Padrões de limpeza e organização devem obedecer parâmetros rígidos para que pacientes e profissionais de saúde possam ter uma relação de confiança com o estabelecimento que acolhe. O investimento em itens de enxoval hospitalar é um dos critérios que medem a qualidade do estabelecimento. Sua conservação, limpeza, aparência devem respeitar princípios que garantam qualidade no acolhimento de pacientes e na recepção de parentes. Mas algumas questões se colocam. Como limpar, como acondicionar de maneira correta os objetos?  Como gerir e quais os investimentos corretos a serem realizados?

As respostas para tais questionamentos serão dadas na Expo-Hospital Brasil. O assunto, que tem muita importância dentro da hotelaria hospitalar, será tratado pela ótica de sua representatividade dentro do hospital, mostrando os impactos, os desafios de sua gestão, conservação e sua influência na percepção de hospitalidade do cliente. Outro aspecto importante que será levantado é o impacto nos custos e investimentos dos estabelecimentos hospitalares, no que se refere à sustentabilidade ambiental.

Há normas e regulamentações para nortear os estabelecimentos de saúde e, no que se refere ao enxoval, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou algumas regras. Entre elas está a NBR 13734:2016 que estabelece parâmetros para aventais, camisolas, botas, cobertores, tecidos que podem ser utilizados, etc. Esses itens são divididos em grupos e atendem a especificidades próprias. Ela estabelece os requisitos para fabricação de tecidos hospitalares e padroniza as dimensões dos artigos obtidos a partir deles. .

Para Andreza Garcia, gerente RT da Self Clean Lavanderia “investir em enxoval significa adquirir um insumo de primeira necessidade para se fazer funcionar qualquer instituição de serviço de saúde, seja clínica ou hospital”. Andreza reconhece ainda que a realização de procedimentos simples, como tomar um soro, fazer um ultrassom,  assim como os de alta complexidade, como a realização de um transplante, se faz necessário o uso de peças de um enxoval. E explica: “Os procedimentos de higienização favoráveis à sua durabilidade devem ser adequados à fibra da peça, à sujidade da peça e ao tipo de peça. E as etapas de higienização se iniciam na separação adequada”.

Vários fatores interferem nos investimentos do enxoval hospitalar, entre eles se o estabelecimento tem lavanderia própria, qual a especialidade do hospital ou clínica, qual a frequência da troca de roupas de cama e a taxa de ocupação. Existem também alguns critérios que alteram diretamente os valores a serem disponibilizados para isso como a escolha do tipo de tecido hospitalar. Nesse âmbito, precisa-se ainda levar em conta a lavabilidade, a resistência a altas temperaturas, resistência aos ácidos, álcalis, branqueadores, alvejantes e desinfetantes, firmeza dos corantes aos processos de lavagem e percentual de encolhimento entre outros aspectos.

Assine nossa newsletter

Receba as principais notícias do setor e saiba em primeira mão as novidades da Expo-Hospital Brasil 2018.

Contato

(31) 3568-3350 | 3568-3370
(31) 3568-3374 | 3568-3339
Rua Araguari, 359 - Barro Preto
Belo Horizonte - MG
This error message is only visible to WordPress admins
Unsupported get request. Object with ID '17841407863198468' does not exist, cannot be loaded due to missing permissions, or does not support this operation. Please read the Graph API documentation at https://developers.facebook.com/docs/graph-api