fbpx

Notícias

III congresso Brasileiro de Enfermagem na Expo-Hospital Brasil

Em seu primeiro dia, evento reúne diversos profissionais da área para discutir a segurança do paciente  

O Enfermagem Brasil – III Congresso Brasileiro de Enfermagem acontece até sexta-feira (23/11) na Expo-Hospital Brasil 2018. Com auditório lotado e inscrições encerradas antes do início da Feira, o Congresso mostra como o assunto tem relevância na área da saúde. Para o primeiro dia, o tema escolhido foi a Segurança do Paciente, sendo os palestrantes importantes e renomados nomes do setor no plano nacional. Diversos profissionais discutiram temas como Processamento de produtos para a saúde termo sensíveis, Ações Estratégicas para a Implantação da Segurança do Paciente em um complexo hospitalar, O Auxílio da tecnologia na segurança do paciente, O auxílio da tecnologia na segurança do paciente e Percepção do Risco.

Na abertura, Fernado Kutova, diretor da Expo-Hospital Brasil deu as boas vindas aos presentes e sua fala foi seguida pela aula O paciente no centro do cuidado, de Mara Machado, Chief Technical Officer do IQG. Ela discutiu os conceitos do Cuidado Centrado e a realidade da enfermagem nos hospitais brasileiros. Machado alerta sobre os ricos do método clínico convencional que está em vigor desde o séc. XVII no país e a necessidade urgente de mudanças. Para ela “os sistemas de saúde precisam implementar melhores práticas de maneira uniforme. O cuidado centrado no paciente é a qualidade nos relacionamentos pessoais, profissionais e organizacionais”.  Machado ainda lembra que vivemos em uma “ditadura do cuidado” na qual quem decide a hora que o paciente será internado no hospital, a hora de medicar este paciente, a hora de alimentá-lo, de dar banho, de dar Alta, são os profissionais de saúde. “É necessário trazer o paciente para ele ser o coautor desse processo. Hoje ele está fora dele”, explica.

Para o enfermeiro, consultor de saúde e professor da faculdade Estácio de Sá de São Paulo Willian Malagutti, a segurança do paciente abrange uma série de fatores e condicionantes. “Desde o momento em que o paciente entra no hospital até a hora que sai a segurança para essa pessoa deve ser observada”. Em sua palestra O plano de intervenção dos enfermeiros para a segurança do paciente, Malagutti aponta para a necessidade dos enfermeiros estarem instrumentalizados para atender aos cuidados com a segurança dos pacientes. “O trabalho do enfermeiro é extremamente abrangente. No hospital a própria identidade do paciente tem que ser preservada com cadastros adequados e contendo dados apropriados para que esse paciente não seja exposto a riscos como uma cirurgia errada, medicamento inadequado, principalmente porque hoje existem vários homônimos”, exemplifica o consultor.

No dia 22 de novembro o Congresso será dividido nos temas Tendências em Enfermagem, Enfermagem em Pediatria e Prevenção e Humanização na Saúde. Já no dia 23, último dia do evento e da Feira, o assunto apresentado durante todo o dia será Prevenção e Tratamento de Feridas.     

 

 

Assine nossa newsletter

Receba as principais notícias do setor e saiba em primeira mão as novidades da Expo-Hospital Brasil 2018.

Contato

(31) 3568-3350 | 3568-3370
(31) 3568-3374 | 3568-3339
Rua Araguari, 359 - Barro Preto
Belo Horizonte - MG
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.