fbpx

Notícias

Marketing Médico: o que é permitido?

Especialista explica até que ponto profissionais da saúde podem chegar para promover seu negócio e quais os principais erros cometidos nesta área

Antigamente, o famoso “boca a boca” era muito usado e considerado suficiente para conquistar clientes e a confiança do público dentro da área médica. Porém, com o crescimento da era digital, a utilização das redes sociais tornou-se muito importante para criar um vínculo com o público. Por esse motivo, o Marketing Médico ganha cada vez mais notoriedade entre especialistas e pacientes.

O administrador e especialista em Marketing Estratégico, Márcio Souza, explica que, ao longo dos anos, o Marketing Médico recebeu diversas definições, mas, atualmente, este termo resume-se como a ciência que analisa estratégias de entrega de valor para os clientes. “Sua principal função é compreender o que é valor para os clientes e entregá-lo no momento exato, potencializando o relacionamento entre ambos”, completou.

Importância

Hoje em dia, segundo dados de uma pesquisa do Instituto Ipsos, cerca de 80% da população brasileira, com acesso à internet, pesquisa sobre problemas de saúde em sites de busca. Márcio esclarece que, exatamente por esse motivo, o marketing médico se tornou uma das principais formas de levar informação especializada, conquistar confiança e promover ações de relacionamento para gerar resultados dentro de uma empresa. “Através das redes sociais, o médico consegue atingir seu público-alvo, entender suas dúvidas e obter uma interação mais assertiva, baseado nos questionamentos dos pacientes e o que é valor para eles”, comentou o consultor.

Erros

Mas, ao mesmo tempo, com a intenção de chamar mais atenção, alguns profissionais/marcas utilizam meios inadequados para fazer tal promoção. A utilização de imagens e informações indevidas são alguns exemplos.

De acordo com o especialista, por uma questão ética, o marketing médico é muito restrito no Brasil. “O Conselho Federal de Medicina (CFM) mantém regras muito claras a respeito do assunto. É permitido ao médico a divulgação de conteúdo que seja de utilidade pública. Deve-se falar sobre sua especialidade, determinada doença, tratamentos, sempre num tom de esclarecimento, nunca de sensacionalismo”, orientou.

Souza ainda comenta que entre os principais erros cometidos, estão aqueles que divulgam promoções e parcerias suspeitas, com alguns influenciadores digitais, por exemplo. “Geralmente, focar no preço e não no valor da informação é um erro comum também. Além disso, não devemos confundir marketing com publicidade”.

Dicas

O marketing realizado de maneira incorreta pode acarretar em diversos problemas, desde uma simples advertência pelo CFM à cassação da carteira de médico. O especialista indica que o profissional deve sempre obter um olhar crítico sobre o que está sendo divulgado. “Analise sempre o conteúdo e tente não utilizar muitos termos técnicos. O que é óbvio para você, pode não ser para o paciente. Também é muito importante se atentar a qualidade do atendimento, não adianta investir em marketing se a sua equipe não estiver preparada, motivada e qualificada para acolher os pacientes. O marketing médico não se restringe apenas à figura do  médico. A equipe de atendimento, seu staff como um todo, é muito importante para o resultado do consultório”, finalizou.

Fonte: Márcio L. L. Souza, administrador e especialista em Marketing Estratégico. É proprietário da ProxyMed Gestão e Marketing Médico.

Assine nossa newsletter

Receba as principais notícias do setor e saiba em primeira mão as novidades da Expo-Hospital Brasil 2018.

Contato

(31) 3568-3350 | 3568-3370
(31) 3568-3374 | 3568-3339
Rua Araguari, 359 - Barro Preto
Belo Horizonte - MG
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.