fbpx

Notícias

Workshop de hotelaria hospitalar tem grande espaço na Expo-Hospital Brasil

Importante área do setor hospitalar apresenta falta de profissionais especializados e trabalha com novas formas de gestão

 

Aconteceu no primeiro dia da Expo-Hospital Brasil o Workshop de Hotelaria Hospitalar, onde profissionais de instituições públicas e privadas se reuniram para discutir temas importantes para o setor.  Dividido em quatro palestras, o evento teve início com o tema “Desafios da gestão de mão de obra no mercado de hotelaria hospitalar e facilities” com Antônio Sérgio da Silveira da Funcional Facilities. Logo após Sandra Terumi do Grupo Brasanitas falou sobre “Inovações no mercado de hotelaria e facilities”. Depois do intervalo o tema discutido  foi o “Manual ONA 2018: Principais mudanças na metodologia de avaliação e impactos nas áreas relacionadas à hotelaria” com Raquel Hantem da Central dos Hospitais da Minas Gerias. E para fechar o evento contou com a palestra “Sustentabilidade e enxoval hospitalar: o que eu tenho a ver com isso?” com a mestre em políticas públicas Andreza de Fátima Coelho Garcia da RT Lavanderia Hospitalar.

Para o diretor da Expo-Hospital Brasil Fernando Kutova “o sucesso do workshop é uma mostra da importância da hotelaria hospitalar para o setor como um todo. O interesse pelo tema reflete as necessidades que se colocam para as instituições.” Kutova avalia ainda que é necessário a formação de profissionais para melhor gestão da hotelaria hospitalar. “Para as instituições a gestão adequada depende de profissionais capacitados. Por isso a Expo-Hospital Brasil organizou este workshop”.        

A hotelaria hospitalar

Dentro de um hospital a hotelaria é sem dúvida um dos setores de maior preocupação. Ela  é área composta pelos serviços de apoio à assistência ao paciente e engloba setores de atendimento, concierge, gestão de leitos, higiene, lavanderia, rouparia, serviço de nutrição, portaria, vigilância, manutenção predial, controle de pragas, dentre outros. A hotelaria deve oferecer aos clientes e familiares um ambiente agradável, seguro e confortável. Contribui para a continuidade da assistência ao paciente, através do acolhimento, hospedagem, proporcionar o bem-estar e alimentação. A hotelaria dos hospitais vem se desenvolvendo na medida em que o próprio cliente passa a exigir mais qualidade no atendimento e nos serviços prestados.

O setor de hotelaria representa a segunda maior folha de pagamentos num hospital, atrás somente da enfermagem. Ao mesmo tempo, se for bem estruturado, pode trazer resultados expressivos e diferenciais que são intangíveis para o hospital. Para Camila Raquel Milagres, presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar – Regional MG, “muitas vezes a hotelaria é julgada de forma subjetiva, mas a gestão dos hospitais está cada dia mais desenvolvida e trabalhando de forma profissionalizada, saindo do pensamento empírico”. Segundo Camila “o mercado também se desenvolveu e os hospitais já buscam acreditações, mapeamento de processos e dos riscos, além da melhoria contínua. A gestão de hotelaria é feita por profissionais especializados ou com formação técnica e experiência adquirida na área”, relata.

As inovações influenciam no dimensionamento de pessoal, na produtividade, bem como no tempo de execução das tarefas. Além disto, a tecnologia aplicada aos processos de trabalho oferece redução de custo com água, energia elétrica e insumos, além de facilitar a gestão das informações. A necessidade de profissionais bem preparados para a área e a carência de quadros especializados fazem parte da realidade dos hospitais hoje.

Assine nossa newsletter

Receba as principais notícias do setor e saiba em primeira mão as novidades da Expo-Hospital Brasil 2018.

Contato

(31) 3568-3350 | 3568-3370
(31) 3568-3374 | 3568-3339
Rua Araguari, 359 - Barro Preto
Belo Horizonte - MG
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.