fbpx

Notícias

Enferminas: uma escola especializada em saúde

 

A história da Enferminas começou em 2009 quando iniciou suas atividades em Belo Horizonte. Desde então, formou e capacitou profissionais na área de saúde, principalmente técnicos de enfermagem, que se encontram empregados em vários hospitais da capital mineira. No entanto, foi há aproximadamente um ano e meio que sua trajetória mudou. A escola foi adquirida pelo empresário Bernardo Hamacek, que tem no currículo passagens como CEO de importantes multinacionais, e resolveu assumir um desafio: transformar a Enferminas na maior escola da área de saúde em Minas Gerais. Com o tempo esse desejo foi se transformando em realidade.

De acordo com Vinícius Sette, diretor de marketing da instituição, atualmente eles contam mais de 2 mil alunos, o que os transforma na maior fornecedora de mão de obra de ensino técnico de enfermagem no estado. A Enferminas oferece cursos de Cuidador de Idosos, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Estética com certificações intermediárias em Maquiagem, Estética Corporal, Depilação e Estética Facial e o carro chefe que é o curso de Técnico em Enfermagem. As especializações da escola são em coleta de sangue e venopunção, primeiros socorros, prevenção e tratamento de lesões cutâneas e instrumentalização cirúrgica.

A participação da Enferminas na Expo-Hospital Brasil trouxe para o evento um aspecto diferenciado. Segundo Sette, “talvez a instituição seja a que mais tenha a ver com a feira. As outras empresas trouxeram inovações tecnológicas, produtos e equipamentos. Nós trouxemos quem vai operá-los. Nós trouxemos quem vai instrumentalizar esses equipamentos que são nossos alunos”. No estande da Enferminas era possível aferir a pressão, frequência cardíaca, orientar-se sobre câncer de mama, ter informações sobre prevenção de câncer de próstata e obter informações sobre os cuidados com a saúde no geral. As orientações eram dadas pelos próprios alunos da instituição.

O principal interesse da escola em participar do evento foi o contato intenso que houve com os hospitais para a inserção dos alunos e futuros profissionais nos estabelecimentos de saúde. “Temos uma visão enquanto escola que é fazer com que o mercado nos veja realmente como um fornecedor de mão de obra de qualidade”, afirma Sette. E avança: “a nossa ideia é nos aproximar mais dos hospitais para podermos entender qual a necessidade deles. De forma que nossa mão de obra saia de uma forma muito mais customizada, mais preparada para aquilo que o hospital realmente deseja”.

Assine nossa newsletter

Receba as principais notícias do setor e saiba em primeira mão as novidades da Expo-Hospital Brasil 2018.