fbpx

Notícias

III congresso Brasileiro de Enfermagem na Expo-Hospital Brasil

Em seu primeiro dia, evento reúne diversos profissionais da área para discutir a segurança do paciente  

O Enfermagem Brasil – III Congresso Brasileiro de Enfermagem acontece até sexta-feira (23/11) na Expo-Hospital Brasil 2018. Com auditório lotado e inscrições encerradas antes do início da Feira, o Congresso mostra como o assunto tem relevância na área da saúde. Para o primeiro dia, o tema escolhido foi a Segurança do Paciente, sendo os palestrantes importantes e renomados nomes do setor no plano nacional. Diversos profissionais discutiram temas como Processamento de produtos para a saúde termo sensíveis, Ações Estratégicas para a Implantação da Segurança do Paciente em um complexo hospitalar, O Auxílio da tecnologia na segurança do paciente, O auxílio da tecnologia na segurança do paciente e Percepção do Risco.

Na abertura, Fernado Kutova, diretor da Expo-Hospital Brasil deu as boas vindas aos presentes e sua fala foi seguida pela aula O paciente no centro do cuidado, de Mara Machado, Chief Technical Officer do IQG. Ela discutiu os conceitos do Cuidado Centrado e a realidade da enfermagem nos hospitais brasileiros. Machado alerta sobre os ricos do método clínico convencional que está em vigor desde o séc. XVII no país e a necessidade urgente de mudanças. Para ela “os sistemas de saúde precisam implementar melhores práticas de maneira uniforme. O cuidado centrado no paciente é a qualidade nos relacionamentos pessoais, profissionais e organizacionais”.  Machado ainda lembra que vivemos em uma “ditadura do cuidado” na qual quem decide a hora que o paciente será internado no hospital, a hora de medicar este paciente, a hora de alimentá-lo, de dar banho, de dar Alta, são os profissionais de saúde. “É necessário trazer o paciente para ele ser o coautor desse processo. Hoje ele está fora dele”, explica.

Para o enfermeiro, consultor de saúde e professor da faculdade Estácio de Sá de São Paulo Willian Malagutti, a segurança do paciente abrange uma série de fatores e condicionantes. “Desde o momento em que o paciente entra no hospital até a hora que sai a segurança para essa pessoa deve ser observada”. Em sua palestra O plano de intervenção dos enfermeiros para a segurança do paciente, Malagutti aponta para a necessidade dos enfermeiros estarem instrumentalizados para atender aos cuidados com a segurança dos pacientes. “O trabalho do enfermeiro é extremamente abrangente. No hospital a própria identidade do paciente tem que ser preservada com cadastros adequados e contendo dados apropriados para que esse paciente não seja exposto a riscos como uma cirurgia errada, medicamento inadequado, principalmente porque hoje existem vários homônimos”, exemplifica o consultor.

No dia 22 de novembro o Congresso será dividido nos temas Tendências em Enfermagem, Enfermagem em Pediatria e Prevenção e Humanização na Saúde. Já no dia 23, último dia do evento e da Feira, o assunto apresentado durante todo o dia será Prevenção e Tratamento de Feridas.     

 

 

Assine nossa newsletter

Receba as principais notícias do setor e saiba em primeira mão as novidades da Expo-Hospital Brasil 2018.