fbpx

Notícias

Ser Gestor em Tempos de Crise

Ser líder ou gerenciar algo não é fácil em tempos comuns e, diante da pandemia que assola o Brasil e o mundo, a tarefa é ainda mais complicada. Estamos vivenciando situações que jamais poderíamos imaginar que seria possível diante de tanta tecnologia e outros artifícios.

 

Está sendo trivial ligarmos a TV e vermos as construções de hospitais de campanha, comitês de saúde sendo organizados, entre tantos outros assuntos que são destaques nos noticiários há mais de um mês. Estamos vivendo em calamidade pública.

 

Profissionais da saúde estão na linha de frente desse ‘combate’. Em muitas instituições não há instruções de como utilizar equipamentos de proteção corretamente ou há a falta desses materiais, o que acaba sendo um grande problema, pois já estamos sofrendo a perda de muitos desses trabalhadores.

 

É necessário um plano de “guerra” para que esses ‘soldados’ sejam mantidos em pé, firmes e fortes para cuidar daqueles que procuram as instituições com sintomas do COVID-19 e zelar pela saúde daqueles que buscam as entidades para tratar de outras enfermidades. Por isso é tão importante o papel do gestor diante dessa realidade.

 

O gestor é essencial para preservar esses indivíduos e oferecer condições mínimas (físicas e psicológicas) para a ação desses profissionais, seja através de uma orientação diária (antes do início de cada turno), instruções da forma correta de se paramentar e desparamentar, logística, uso correto dos equipamentos de proteção individual, entre tantos outros assuntos pertinentes ao papel de um líder em saúde.  Vale lembrar que essa assistência precisa ser estendida para todos os funcionários de uma instituição de saúde, desde os médicos aos funcionários que realizam cotidianamente a manutenção desses locais.

 

O momento agora é o de humanização em um cenário de guerra. É necessário pensar que esses profissionais precisam ser geridos através de uma direção eficaz e que seu trabalho seja reconhecido.

 

O papel de gestor é fundamental no cotidiano e é imprescindível em momentos como o que estamos vivendo, pois é de sua responsabilidade gerar segurança, ofertar treinamentos e oferecer respostas diante das dúvidas mais comuns dos seus funcionários. É importante garantir o mínimo e sinalizar o reconhecimento dos profissionais diante as dificuldades, pois o trabalho de cada um deles é espelho do seu gestor.

Assine nossa newsletter

Receba as principais notícias do setor e saiba em primeira mão as novidades da Expo-Hospital Brasil 2018.

Contato

(31) 3568-3350 | 3568-3370
(31) 3568-3374 | 3568-3339
Rua Araguari, 359 - Barro Preto
Belo Horizonte - MG