Aconteceu no primeiro dia da Expo-Hospital Brasil o Workshop de Hotelaria Hospitalar, onde profissionais de instituições públicas e privadas se reuniram para discutir temas importantes para o setor. Dividido em quatro palestras, o evento teve início com o tema “Desafios da gestão de mão de obra no mercado de hotelaria hospitalar e facilities” com Antônio Sérgio da Silveira da Funcional Facilities. Logo após Sandra Terumi do Grupo Brasanitas falou sobre “Inovações no mercado de hotelaria e facilities”. Depois do intervalo o tema discutido foi o “Manual ONA 2018: Principais mudanças na metodologia de avaliação e impactos nas áreas relacionadas à hotelaria” com Raquel Hantem da Central dos Hospitais da Minas Gerias. E para fechar o evento contou com a palestra “Sustentabilidade e enxoval hospitalar: o que eu tenho a ver com isso?” com a mestre em políticas públicas Andreza de Fátima Coelho Garcia da RT Lavanderia Hospitalar.
Para o diretor da Expo-Hospital Brasil Fernando Kutova “o sucesso do workshop é uma mostra da importância da hotelaria hospitalar para o setor como um todo. O interesse pelo tema reflete as necessidades que se colocam para as instituições.” Kutova avalia ainda que é necessário a formação de profissionais para melhor gestão da hotelaria hospitalar. “Para as instituições a gestão adequada depende de profissionais capacitados. Por isso a Expo-Hospital Brasil organizou este workshop”.
Dentro de um hospital a hotelaria é sem dúvida um dos setores de maior preocupação. Ela é área composta pelos serviços de apoio à assistência ao paciente e engloba setores de atendimento, concierge, gestão de leitos, higiene, lavanderia, rouparia, serviço de nutrição, portaria, vigilância, manutenção predial, controle de pragas, dentre outros. A hotelaria deve oferecer aos clientes e familiares um ambiente agradável, seguro e confortável. Contribui para a continuidade da assistência ao paciente, através do acolhimento, hospedagem, proporcionar o bem-estar e alimentação. A hotelaria dos hospitais vem se desenvolvendo na medida em que o próprio cliente passa a exigir mais qualidade no atendimento e nos serviços prestados.
O setor de hotelaria representa a segunda maior folha de pagamentos num hospital, atrás somente da enfermagem. Ao mesmo tempo, se for bem estruturado, pode trazer resultados expressivos e diferenciais que são intangíveis para o hospital. Para Camila Raquel Milagres, presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar – Regional MG, “muitas vezes a hotelaria é julgada de forma subjetiva, mas a gestão dos hospitais está cada dia mais desenvolvida e trabalhando de forma profissionalizada, saindo do pensamento empírico”. Segundo Camila “o mercado também se desenvolveu e os hospitais já buscam acreditações, mapeamento de processos e dos riscos, além da melhoria contínua. A gestão de hotelaria é feita por profissionais especializados ou com formação técnica e experiência adquirida na área”, relata.
As inovações influenciam no dimensionamento de pessoal, na produtividade, bem como no tempo de execução das tarefas. Além disto, a tecnologia aplicada aos processos de trabalho oferece redução de custo com água, energia elétrica e insumos, além de facilitar a gestão das informações. A necessidade de profissionais bem preparados para a área e a carência de quadros especializados fazem parte da realidade dos hospitais hoje.